domingo, 19 de setembro de 2010

Conhecendo mais o NAZISMO

Adolf Hitler, o líder Nazista
·        Em 1918, mesmo antes de acabar a guerra a Alemanha já sentia a derrota no ar. Socialistas, comunistas, anarquistas, nacionalistas, liberais-democratas, militares e outros provocaram uma onda de agitação por toda a Alemanha, que culminou na abdicação do kaiser Guilherme II, nascendo a República de Weimar.
·        Após a guerra a Alemanha foi obrigada a aceitar as condições humilhantes impostas no Tratado de Versalhes, que provocaram insatisfação e revolta entre o povo, agravando a crise econômica e social interna.

·        Adolf Hitler, líder do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (Nazi), tentou aproveitar-se da situação dando um golpe de Estado – o Putsch de Munique – mas fracassou e foi preso.

·        Na prisão, Hitler ocupou o tempo escrevendo a obra Mein Kampf, na qual expôs os fundamentos do nazismo: totalitarismo, anticomunismo, nacionalismo, militarismo, antissemitismo, arianismo e espaço vital.

·        Em 1929, a quebra da Bolsa de Valores de nova York mergulhou o mundo numa depressão econômica, as indústrias e os bancos faliram e os EUA retiraram a ajuda econômica dada à Alemanha.

·        A agitação e a radicalização política voltaram às ruas: de um lado, os comunistas defendendo a revolução popular, de outro lado, os nazistas por meio das tropas de assalto – SA -, reprimiam violentamente as manifestações de esquerda.

·        Os nazistas passaram a promover demonstrações de força com desfiles das SA e SS, criticavam os liberais-democratas, os comunistas e os judeus e prometiam emprego e controle dos preços das mercadorias.

·        A bandeira nazista passou a se multiplicar. As ruas se enchiam de camisas-pardas – o uniforme dos membros das Seções de Assalto – SA -, uma milícia paramilitar liderada pelo capitão Ernest Rohm. Mais tarde surgiram os camisas-negras, as Brigadas de Segurança – SS -, um corpo policial de elite conhecido pelo fanatismo e liderado por Himmler.

·        Em 1933, o presidente Hindenburg nomeou Hitler chanceler (primeiro-ministro).

·        Ao assumir o posto, Hitler iniciou a escalada para o totalitarismo: dissolvei o Parlamento, convocou novas eleições e colocou as tropas SA e SS para fiscalizarem o processo eleitoral.

·        Em fevereiro, ateou fogo ao prédio do Parlamento (Reichstag) e colocou a culpa nos comunistas, que foram aniquilados.

·        Em 30/06/1934, Hitler eliminou a oposição dentro das fileiras nazistas ao promover assassinatos em massa das SA pelas tropas das SS na Noite dos Longos Punhais.

·        Com a morte do presidente em 1934, Hitler assumiu o controle político do Estado e das Forças Armadas e se autodenominou Führer, o chefe. Transferiu a capital de Weimar  para Berlim, pôs fim à República e fundou o III Reich.

·        O Führer decretou as Leis de Nuremberg, uma legislação antissemita, responsabilizando os judeus pelas crises econômicas e sociais, considerando-os de “raça inferior”.

·        O controle da opinião pública e da oposição era realizado pela censura, pelo uso intenso da propaganda oficial e pela violência da Gestapo, polícia secreta, que prendia e executava qualquer suspeito.

·        A partir de 1938, Hitler iniciou sua expansão, anexando a Áustria (Anschulss) e reivindicando outros territórios em nome do ‘espaço vital’. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário