terça-feira, 21 de setembro de 2010

Vídeo Fascismo



Aprofundando...
A Itália saiu vencedora da Primeira Guerra Mundial, porém descontente. O país estava arrasado, os custos financeiros não foram superados, havia milhares de mortos, houve o colapso da indústria, além do desemprego, agravando a insatisfação popular.
Nesse período conturbado, surgiu Benito Mussolini fundador da organização “Fascio de combatimento”, futuro Partido Fascista. Mais tarde Mussolini formou milícias conhecidas como camisas-negras, a fim de perseguir e combater socialistas e comunistas fazendo uso da violência. Esse movimento logo recebeu a adesão de partidos frustrados, seguidos da classe média e da burguesia, assustadas com o avanço das idéias socialistas.
Sob ameaça de greve geral convocada pelos comunistas, Mussolini e os camisas-negras realizaram uma gigantesca demonstração de força, exigindo que o governo estabelecesse a ordem no país, esse episódio aconteceu em outubro de 1922 e ficou conhecido como Marcha para Roma. Surpreendendo a todos, o rei Vitor Emanuel III convida Mussolini pra compor um novo governo.
Após assumir o governo, Mussolini tratou de eliminar as oposições através de prisões, eleições fraudulentas e fechamento de jornais. O deputado socialista Giacomo Matteotti denunciou irregularidades nas eleições de 1924 e exigiu sua anulação, porém foi seqüestrado e morto pelos camisas-negras.
Entre 1925 e 1926, consolidou-se o totalitarismo. O poder de Mussolini foi fortalecido com a extinção dos partidos políticos, só ficando o Fascista, o direito de greve foi suprimido e a liberdade de imprensa liquidada. O Estado era personificado por ele próprio: o “Duce” Mussolini.
Em 1929, Mussolini assinou o Tratado de Latrão, pondo fim na Questão Romana estabelecida desde a unificação italiana em 1871. No Tratado de Latrão, o governo italiano reconheceu o Estado do Vaticano, sob o governo do papa, em troca, Mussolini recebeu as bênçãos da Igreja e apoio ao regime fascista.
Nesse mesmo ano, a Itália foi atingida pela crise mundial de 1929, então Mussolini intensificou a produção de armas e iniciou sua política imperialista sobre o norte da África. Enquanto isso, a propaganda oficial alardeava o retorno o Império romano juntamente com o culto à pessoa de Mussolini.
Em 1936, Mussolini assinou um acordo com a Alemanha de Hitler, dando origem ao eixo Roma-Berlim.
A Segunda Guerra Mundial estava a caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário